Sumário

Contemporâneos – Revista de Artes e Humanidades – nr. 15 – Novembro de 2016 a Abril de 2017

EDITORIAL

Seção ARTIGOS

Educação e comunicação: convergência necessária nos movimentos sociais
Flávia Pereira Dias Menezes (UFV-MG)

História, literatura e cidade: as visões literárias de Humberto Soares e Silva sobre “origem” de Jacobina (1969)
Edson Silva (UFCG-PB)

Aldeia Indígena Aguapeú em Mongaguá: um trabalho de observação sobre identidades e culturas
João Victor Dalla Polla, Ana Dietrich et. al.(UFABC-SP)

Direitos Humanos em Poesias
Marcela Boni Evangelista, Vanessa Paola Rojas Fernandez (USP-SP)

A questão da ressignificação cultural da tatuagem
Fernando Lucas Garcia Souza (UFGD-MG)

Uma abordagem inicial sobre Paulo Freire e o existencialismo cristão
Sandra Moraes da Silva Cardozo, Ana Luiza Salgado Cunha (UFSCar-SP), Edgar Pereira Coelho (UFV-MG)

DOSSIÊ – Narrativas e Identidades na Cibercultura

O Pop não poupa a História: como os videogames interpretam o passado a serviço da globalização cultural – reflexões sobre minha experiência com Call of Duty: Black Ops (2010) e Wolfenstein: New Order (2014)
Mariano de Azevedo Júnior (UFU-MG)

Identidade e Imagem Organizacionais no contexto do Facebook
Flávia Cadinelli Cruzeiro (UFJF-MG)

Lugares de memória em mídias digitais: a narrativa reapresentada
Sônia Barreto de Novaes (USP-SP)

A difusão da cultura terapêutica no jornalismo digital: um estudo de caso sobre o Brasil Post
Henrique Mazetti (UFRJ-RJ) e Caroline Bacelar (UFV-MG)

Dilemas e obrigações da história digital e da sociologia digital relacionadas à coleta massiva de dados na internet
Diogo Carvalho (UFBA-BA)

RESENHAS

Branco sai, preto fica
Por Francisco Douglas Santos Gonçalves, Ana Dietrich et. al (UFABC-SP)

ENTREVISTAS

Luís Cláudio Costa Fajardo – Professor no Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutor em Letras – Estudos Literários pela UFJF. Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-São Paulo, especialista em Computação Gráfica Aplicada às Artes Visuais pelo Centro Universitário da Cidade/RJ e graduado em Educação Artística pela UFJF.
Por Lúcia Helena da Silva Joviano (UFJF-MG)

Luiz Gustavo Mendes – discente em Engenharia de Gestão pela UFABC, foi arte-educador do Projeto Batuclagem em 2011, onde pôde trabalhar na Escola de Samba Tradição de Ouro (Santo André), desenvolvendo oficinas de arte-educação com crianças e adolescentes, filhos dos músicos da comunidade.
Por Luiz Henrique Portela Faria (UFABC-SP)