O paradoxo virtual

Camila Muniz Torres Campanate

 

Nasceu o virtual para contemporaneidade, novo olhar de cyber histórias do mundo. Nesse universo não estamos sozinhos, por esses fios correm milhões de outras informações e denominações explicáveis e inimagináveis.

A internet cada dia se renova e se multiplica. Durante a Guerra Fria ocorreu seu nascimento e essa recente via de comunicação rende grandes frutos à sociedade até os dias atuais. Tal conexão, com o objetivo de facilitar e assegurar melhor a comunicação dos centros universitários dos Estados Unidos às bases militares americanas no período da Guerra Fria, adquiriu novos desdobramentos em nosso tempo, que vão desde a portabilidade de milhares de conteúdos até o abuso das relações econômicas, sociais e culturais na rede.

 Com o passar do tempo a internet foi se difundindo nas empresas, escolas, casas e hoje existem lugares específicos para tal acessibilidade, como as lan houses. A velocidade e conteúdo também cresceram, tornando a comunicação mais prática e o acesso ao conhecimento mais rápido. Na gama que corresponde a este conteúdo virtual podemos destacar o ensino à distância e a digitalização de livros e de conteúdos científicos como teses e dissertações de todos os profissionais e acadêmicos do mundo. A internet também possibilitou transações bancárias e comerciais, sendo que muitos produtos chegam à casa dos consumidores diariamente vindos de todas as partes do mundo com apenas alguns cliques no mouse. Quem se conecta com freqüência a este mundo provavelmente já adquiriu um produto negociado na tela virtual: eletrodomésticos, livros, CD’s, DVD’s, equipamentos de informática... Ufa! As opções são quase infinitas e muitas das vezes não paramos para analisar como é grande o fluxo de vendas desses produtos que, na sua grande maioria, têm preços mais acessíveis e estão disponíveis em sites com credibilidade. Entretanto não podemos ignorar que existem os sites que agem de “má-fé”, que trapaceiam os consumidores sem experiência que caem na tentação do bom preço.

Esse mundo virtual tão ilimitado tem sido um portal para as pessoas espalharem também conteúdos inúteis, cometerem fraudes ou reproduzirem conteúdos não autorizados por seus criadores, como filmes, músicas e materiais científicos. Maior do que esses vilões, ainda existem os “vírus”, que são programas desenvolvidos por hackers que prejudicam os sistemas e os dados dos diversos computadores conectados à rede. Ainda nesse ritmo maléfico, encontramos os pedófilos, que aproveitam o ocultismo da internet para divulgar e comercializar materiais eróticos de crianças. 
O projeto do governo brasileiro em criar leis peculiares para crimes e abusos cometidos na internet está em movimento, mas de que forma elas serão aplicadas? É difícil definir através dessas leis quem são as vítimas ou os culpados ou obter provas concretas e totalmente plausíveis para a aplicação do código, entretanto isso não impede que se realize uma busca ou uma investigação destes possíveis acusados e que a justiça possa puni-los por serem coniventes ou autores dos males disseminados na internet.

A internet no Brasil também tem se expandido num ritmo acelerado, principalmente entre jovens e crianças que utilizam dessa conexão para se interagir em sites como orkut, msn e blogs. As pesquisas escolares e busca pelo bom conhecimento também entram nessa interatividade, mas ainda não são prioridades na vida virtual desses adolescentes. Alguns desses jovens viram madrugadas na net em salas de bate- papo, msn e orkut, comprometendo muitas vezes seu rendimento nas escolas a na vida cotidiana familiar.

O Brasil é o país no mundo em que mais internautas se conectam em sites de relacionamento, mas até que ponto isso é bom para nós? Encontrar o parceiro ideal pela internet como no filme “Mensagem para você” pode ser muito interessante, mas será que este tipo de busca na rede é saudável? Muitas pessoas não têm tempo para uma vida social efetiva com um grupo de amigos ou de sair para uma “balada”. Logo, procuram na rede uma maneira de se sentirem inseridos na realidade, fazem amigos, inventando rolos e em alguns casos até encontrando a famosa alma gêmea. Mas o excesso pode comprometer a interação com o mundo real e as relações sociais cotidianas.
Sabemos que a internet é um dos efeitos da globalização e não podemos falar dela sem incluir o mundo virtual como um dos pilares para a interação mundial ser ainda maior e mais eficaz. Essa velocidade e falta de discriminação das informações e conteúdos também produzem efeitos negativos para nós, uma vez que não sabemos aonde vai parar essa guerra virtual entre o bem e mal, entre o conhecimento peculiar e o parasitismo.

Como podemos esquecer da veiculação de notícias e reportagens que são atualizadas constantemente na net? Tudo simultâneo e rápido. Rádios e canais de televisão transmitindo sinais pela rede, leitura dinâmica das principais informações do mundo. Notícias da economia mundial e nacional, esportes de todos os gêneros, paparazzis, furos de reportagem. Bons conteúdos, péssimos conteúdos, o bem e o mal, o bom e o mau, tudo, tudo e tudo. O que temos em mente é que estamos por um fio, prontos pra receber e compartilhar todo o nosso trabalho para o mundo todo. A partir disso, cabe a cada internauta ter uma opinião para encarar este lado de lá, tão misterioso e fascinante que nos intriga a pensar em nossos conceitos e no mundo em que viajamos. As políticas educacionais do governo também não ficam isentas desse papel de utilizar a internet como um meio de oferecer o conhecimento, cultura e o estreitamento de tudo de bom que o mundo pode nos oferece.
 
Põe mais um na mesa de jantar
porque hoje eu vou pra aí te ver
e tira o som dessa TV
pra gente conversar
Diz pro bamba usar o violão
pede pro Tico me esperar
e avisa que eu só vou chegar
no último vagão
 
Los Hermanos
 
Fios conectados, mundo entrelaçado e infinito. Vale a pena experimentar tudo de bom que numa tela virtual pode ser proporcionado: um bom livro, uma música que sacia a alma ou um e-mail que faz nosso coração disparar. Entretanto, nada aguça os olhos e o coração quando, por alguns momentos, o conto de sua vida e de seu conhecimento pode ser feito cara a cara com as pessoas que te fazem bem, mostrando seu coração e o que você tem de melhor para elas. A internet pode te acompanhar e te auxiliar nessa viagem!