Lepcon

Descrição Geral

Promove um diálogo interdisciplinar na área de humanidades e artes tendo como eixo pesquisas sobre a contemporaneidade com pesquisadores da UFABC, UFV, UFJF, UFBA, FAC/FITO (SP), USS, UFRPE, UFPA, UFF, UPF, UFPR, NEPJM, Unicamp.

Seus pesquisadores desenvolvem estudos nas seguintes linhas de pesquisa:

  • Autoritarismo, resistência e repressão na contemporaneidade
  • Patrimônio Cultural
  • Identidade, narrativa, memória e contemporaneidade
  • Processos, metodologias, linguagens artísticas e contemporaneidade
  • Relações de gênero, masculinidades e teoria queer
  • Divulgação científica e pesquisas voltadas para comunidade

Desde 2007, produz duas revistas:

A Contemporâneos – Revista de Artes e Humanidades, ISSN 1982-3231 discute a contemporaneidade levando-se em conta estudos da áreas humanísticas e artísticas de um ponto de vista interdisciplinar. É publicada semestralmente, com circulação nacional, tem Qualis CAPES em História, Filosofia e Interdisciplinar e é indexada pelo Sumarios.org.

A Contemporartes – Revista de Difusão Cultural, ISSN 2177-4404 reúne estudiosos e artistas que escrevem colunas sobre produções e críticas artística e humanística.

Coordenadores de núcleo do Laboratório de Estudos e Pesquisas da Contemporaneidade – LEPCON

Núcleos

Núcleo ABC Paulista – SP (UFABC)

Coordenadora – Profa. Dra. Ana Maria Dietrich

O Núcleo Lepcon – ABC Paulista está sediado em Santo André (SP) na Universidade Federal do ABC onde está a sede nacional do Laboratório de Estudos e Pesquisas da Contemporaneidade. Profa. Dra. Ana Maria Dietrich é a líder do Grupo de Pesquisa Lepcon no CNPQ ao lado da Profa. Dra. Katia Peixoto dos Santos. Além disso, é editora-chefe dos periódicos Contemporâneos – Revista de Artes e Humanidades e Contemporartes – Revista Mensal de Difusão Cultural.  Além disso, o Núcleo ABC apoia quatro projetos de Extensão: o Batuclagem nas Escolas; Programa Memória dos Paladares /PROEXT/2011; Café com PP e Neblina sobre trilhos. As atividades de pesquisa desse núcleo se fazem em conjunto com núcleo SP do GEINT (Grupo de Pesquisas sobre Integralismo) que publica o blog em parceria com o Lepcon, História e Direita com reuniões de pesquisas mensais.

Núcleo Curitiba – PR (UFPR)

Coordenadora – Profa. Dra. Izabel Liviski (UFPR)

O Núcleo Lepcon – Curitiba está sediado na UFPR e desenvolve atividades de colaboração no conselho consultivo da Contemporâneos – Revista de Artes e Humanidades. Além disso, sua coordenadora assina a coluna INcontros sobre produção imagética na Contemporartes – Revista Mensal de Difusão Cultural.

Núcleo Juiz de Fora – MG (UFJF)

Coordenadora – Profa. Dra. Lucia Helena da Silva Joviano

O Núcleo Lepcon – Juiz de Fora está sediado na UFJF e desenvolve atividades de colaboração no conselho consultivo da Contemporâneos – Revista de Artes e Humanidades e coordenação da seção de entrevistas da revista.

 

Núcleo Leste de Minas – MG (NEPJM)

Coordenador – Prof. Ms. Adriano de Almeida

O Núcleo Lepcon – Leste de Minas está sediado em Caratinga no Núcleo de Ensino Professor João Martins – NEPJM. Desenvolve atividades de edição da Contemporâneos – Revista de Artes e Humanidades e colaboração nos conselhos consultivo e editorial da revista. O núcleo fomenta projetos de pesquisa/extensão em diferentes frentes: Cenário Mundial e Contemporaneidade; Educação, Emancipação e Conhecimento; Paisagem, Memória e Fotografia; Cultura, Psicologia e Interações Pós-modernas; Teatro e Manifestações Artísticas Locais; Língua, Movimento e Pós-modernidade. Nesse aspecto, o Núcleo do Leste de Minas busca problematizar por meio de uma abordagem inter e transdiciplinar, repousada sobre métodos diferentes de atuação, as questões que permeiam a Contemporaneidade, e tenciona construir de forma mais sólida as pontes entre o espaço acadêmico e a comunidade, por meio dos diálogos possíveis e necessários entre o conhecimento popular e o científico.

Núcleo Bragança – PA (UFPA)

Coordenador – Prof. Dr. Abilio Pacheco

O Núcleo Lepcon – Bragança/Capanema está sediado na UFPA e desenvolve atividades de colaboração no consultivo da Contemporâneos – Revista de Artes e Humanidades. O Núcleo desenvolve os projetos de extensão “Silenciamento e Voz na literatura e no cinema de resistência” e de pesquisa “Intelectuais de papel”. Suas atividades estão, também, associadas ao grupo NARRARES (estudos sobre Narrativa de Resistência) e a Editora LiteraCidade e podem ser acompanhadas no site Abilio Pacheco.

Núcleo Passo Fundo – RS (UPF)

Coordenadora – Profa. Dra. Gizele Zanotto

O Núcleo Lepcon – Passo Fundo está sediado na UPF e desenvolve atividades de colaboração no conselho consultivo da Contemporâneos – Revista de Artes e Humanidades. Os projetos desenvolvidos por este Núcleo do Rio Grande do Sul se realizam em parceria com o Núcleo de Estudos de Memória e Cultura (NEMEC), vinculado ao PPGH/UPF e com o Grupo de Trabalho de História das Religiões e Religiosidades da ANPUH no Rio Grande do Sul (GTHRR/RS).

 

Núcleo Recife – PE (UFRPE)

Coordenadora – Profa. Dra. Giselda Brito

O Núcleo Lepcon – Recife sediado na UFRPE se constitui, em primeiro lugar, num espaço interdisciplinar que objetiva colocar os temas e questões do âmbito da história contemporânea do estado em diálogo com estudos e pesquisas de outros estados e que fazem parte do grande grupo coordenado pela Profa. Dra. Ana Maria Dietrich da UFABC. O objetivo é consolidar o diálogo interdisciplinar na área de humanidades e desenvolver estudos e pesquisas da contemporaneidade em torno de questões do âmbito da cultura política e social no estado de Pernambuco. O Núcleo prevê a possibilidade de duas linhas de pesquisa: a) História e Memória da Cultura Política e Social em Pernambuco na Contemporaneidade; e, b) Política e Discursos no século XX.

Núcleo Campos – (UFF/RJ)

Coordenadora – Profa. Dra Márcia Regina Carneiro

O Núcleo Campos (UFF/RJ), articula e congrega pesquisas desenvolvidas por quatro Grupos de Pesquisa lotados no Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (PUCG/UFF). São estes Grupos: Integralismo e outros movimentos nacionalistas, o Laboratório de História, Política e Cultura o Grupo Território, Memória e Poder (TEMPO) e o Núcleo de Estudos Rurais. As pesquisas desenvolvidas nestes Grupos referem-se aos temas: História e Memória de movimentos sociais e políticos; História Intelectual brasileira, Estudo das questões de gênero e Instituições e História Política e da Ciência, Estudo das questões agrárias. O Núcleo atua com atividades de colaboração no conselho consultivo da Contemporâneos – Revista de Artes e Humanidades .

Núcleo Seropédica – RJ (UFRRJ)

Coordenador – Prof. Dr. Fábio Henrique Lopes

O Núcleo Seropédica do Lepcon está sediado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seu coordenador é bolsista produtividade do CNPQ. Desenvolve pesquisas em conjunto com o “HISTOR – Núcleo de Estudos de Teoria e da História da Historiografia. Pesquisador e líder do grupo” (UFRRJ); Pesquisador e líder do “Imagens da Morte: a morte e o morrer no mundo Ibero-Americano” (UNIRIO). No Lepcon, é responsável pela linha de pesquisa “Relações de gênero, masculinidades e teoria queer”. Também é integrante do Conselho Consultivo da Contemporâneos-Revista de Artes e Humanidades.

 

Núcleo São Paulo – SP (FPA/SP)

Coordenadora – Profa. Dra Kátia Peixoto dos Santos (FPA/SP)

O Núcleo Lepcon – São Paulo está sediado na Faculdade Paulista de Artes (SP) e desenvolve atividades de colaboração no conselho consultivo da Contemporâneos – Revista de Artes e Humanidades e participação no corpo editorial da Contemporartes – Revista Mensal de Difusão Cultural com coluna As Horas de crítica cinematográfica. Sua coordenadora Profa. Dra. Katia Peixoto dos Santos é líder do Lepcon junto com a Profa. Dra. Ana Maria Dietrich.

Núcleo Salvador – BA (CULT/UFBA)

Coordenador – Prof. Dr. Djalma Thürler

O Núcleo Lepcon – Salvador está sediado na UFBA e desenvolve atividades de colaboração no conselho consultivo da Contemporâneos – Revista de Artes e Humanidades. Os trabalhos deste Núcleo se dão em parceria com o Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Cultura e Sociedade e do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da UFBA, com o CULT (Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura), com o GENI (Gênero, Narrativas e Políticas Masculinas) e também, o CUS – Grupo de Pesquisa em Cultura e Sexualidade (CULT/UFBA).

Núcleo Niterói (UFF/ RJ)

Coordenador – Prof. Dr. Rodrigo Machado (UFF/RJ)

O Núcleo Niterói (UFF/ RJ), desenvolve atividades de coordenação da seção de revisão e colaboração no conselho consultivo da Contemporâneos – Revista de Artes e Humanidades. O Núcleo atua, também, na coordenação da ContemporARTES – Revista Mensal de difusão cultural. Seu coordenador assina a coluna “A poesia está na rua” da mesma revista.

Núcleo Viçosa – MG (UFV)

Coordenadora – Profa. Doutoranda Bruna Araujo Cunha (UFV)

O Núcleo Lepcon – Viçosa está sediado na UFV e desenvolve atividades de revisão da Contemporâneos – Revista de Artes e Humanidades.